19/06/2016 | A circuncisão, o apedrejamento de homens e mulheres pegos em adultério, sacrifícios de animais ( holocausto) e muito mais, tudo isso é Bíblico mais não é cristão só que os espertinhos querem só o dízimo...

Devemos dar dízimo e ofertas ou só ofertas? - por Robson Ortolani

Com certeza o assunto menos discutido e o ensino mais distorcido na Igreja contemporânea é o dízimo, e são variados os argumentos, nesses ensinos como. "Existe um demônio chamado devorador que atua por causa da desobediência do crente e consome tudo o que ele tem e destrói sua vida financeira. Ou, se você for desobediente vai ser amaldiçoado! Isso pode até influenciar na sua salvação porque você está roubando a Deus e quem rouba é ladrão e ladrão não é salvo; e a mais comum é a benção financeira, riquezas, o famoso e manjado testemunho eu era pobre e agora sou empresário.” Mas o que Bíblia ensina sobre o dízimo? Esse pequeno estudo vai lhe ajudar a compreender melhor sobre esse tema tão distorcido. Uma pequena observação: NÃO SOU CONTRA A CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA NA IGREJA, sou a favor que tudo seja feito da forma bíblica. 
Na lei do culto no Antigo Testamento, havia determinação ao povo Israelita para todos os anos contribuírem com a décima parte dos cereais, vinho, azeite e parte das colheitas e animais como vacas e ovelhas, foi o próprio Senhor Deus que ordenou, o dízimo era destinado para o sustento dos levitas, pois eles eram a tribo que se dedicava exclusivamente ao serviço de Deus, e também não tinham terras próprias; e para os estrangeiros, os órfãos e as viúvas como forma de caridade (Deuteronômio 14.22-29). Os dízimos faziam parte da aliança de Deus com Israel, e era parte das leis cerimôniais relacionadas com o culto. Os animais do dízimo também eram usados para os sacrifícios no templo, por isso que eles tinham a obrigação de praticar o dízimo, para entender melhor será necessário você gastar tempo estudando os livros de Levítico, Números, Deuteronômio e Malaquias; também existem referências de dízimos em, 2 Crônicas 31:5-6 e Neemias 10:37.
O dízimo não é mais aplicável nos nossos dias, primeiro que cristão não é judeu pois a ordenança de dar dízimos é exclusivamente para os judeus, e para o resto do mundo fica sem sentido cumprir essa ordenança, afinal as doze tribos estão em Israel não é? Segundo,  não há ordenança apostólica para se tomar o dízimo dos cristãos; e não há nenhum parâmetro estipulado para a contribuição financeira no Novo Testamento, e na carta aos Hebreus, principalmente os capítulos 9 e 10 deixam claro que todas as cerimônias do Antigo Testamento foram abolidas com a vinda de Cristo, pois elas apenas tipificavam Aquele que viria, eram sombras da realidade que é Cristo. Além dessa epístola, Paulo fala constantemente sobre a abolição das cerimônias do Antigo Testamento no Novo Testamento (Gl.4.8-11, Cl.2.8-23). Muitas pessoas usam a passagem de (Mateus 23.23) para defender que o dízimo é válido atualmente, mas é importante observar que na verdade o cerne aqui é que Jesus condena os judeus que praticam esse gesto como um simples ritual e não como uma verdadeira expressão de louvor, pois o dízimo não era apenas obrigação era parte do culto de adoração a Deus e também o dízimo se tornou um sinal de solidariedade e expressão do amor e da participação nas necessidades do povo judeu, por isso das palavras muito fortes de Jesus contra os escribas e os fariseus: "Ai de vós, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Importava praticar estas coisas, mas sem omitir aquelas." Então não tem ordenança para se tornar o dízimo dos cristãos? Não meu amigo! E tem mais, apesar do Novo Testamento começar sua narrativa com o nascimento de João Batista e de Jesus, a Nova Aliança só começou, de fato, quando Jesus morreu, portanto, essa passagem não pode provar a validade do dízimo para o Novo Testamento.
Outros tentam defender a validade do dízimo com as passagens de Hebreus capítulo 7 e Gênesis 14.20; porém, na passagem de Hebreus 7 o autor da carta apenas mostra a superioridade de Cristo em relação ao sacerdócio do Antigo Testamento usando Melquisedeque como um tipo de Cristo, pois Arão representando o sacerdócio do Antigo Testamento pagou dízimos a Melquisedeque na pessoa de Abraão, mostrando sua inferioridade em relação à Melquisedeque. O objetivo da passagem não é falar sobre a validade ou não do dízimo para os dias de hoje, mas mostrar a superioridade do sacerdócio de Cristo e na passagem de Gênesis, o que vemos claramente é que Abraão fez algo que foi completamente voluntário e não por uma ordenança de Deus, foi a única vez em sua vida em que nós o vimos dando um décimo ou o dízimo, lembrando que o dízimo era algo que se fazia regularmente repetido, semana após semana, mês após mês ou ano após ano e mais um detalhe, Abraão não deu nada do era seu e sim de um ganho inesperado Abraão não deu do seu patrimônio, mas dos despojos recuperados na guerra com Sodoma, alguns pastores usam essas passagens para defender que a prática do dízimo é anterior a lei, ou seja, então a prática é acima da lei e assim é válido hoje também, muito esperto esses pastores né! Então, a circuncisão também foi estabelecida antes da lei como mandamento, em (Gn 17.23-27) vemos Abraão circuncidando-se a si, a Ismael, e a todos os homens de sua casa, leia o texto. "Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós e a tua DESCENDÊNCIA: todo macho entre vós será circuncidado." E agora lhe pergunto a circuncisão é praticada pelos pastores e cristãos hoje? E não podemos esquecer-nos de (Mt.5.17-18) Jesus diz que veio para cumprir a lei e não abolir, mas que lei Jesus está falando? É da lei moral que é permanente e não tem nada a ver com o sistema cerimônial de culto, leia o capítulo 5 e 6 de Mateus inteiros, e suas dúvidas serão esclarecidas.
O voto de Jacó em (Gn 28:10-17) também é argumento para se tomar o dízimo mais está bem claro que, o voto de Jacó também foi um ato voluntário e uma única vez, não há nenhuma passagem bíblica de que esse voto foi cumprido e é impossível associá-lo ao dízimo instituído pela Lei e se é voto não é mandamento, certo?
E por fim, o texto mais usado para intimidar os crentes, (Malaquias 3.10-11) é com esse texto que muitos pregadores transformam a casa do tesouro em Igreja, mantimento em contas de luz água e aluguel, devorador em demônio e os frutos da vossa terra em riquezas dinheiro e prosperidade. Será?
Vamos ler com ATENÇÃO "10-Trazei todos os dízimos à CASA DO TESOURO, para que haja MANTIMENTO na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. 11-E por causa de vós repreenderei o DEVORADOR, e ele não destruirá OS FRUTOS DA VOSSA TERRA; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos".
Para compreender será necessário você estudar o livro Malaquias inteiro, mas vamos observar as palavras destacadas dos versículos 10 e 11.
CASA DO TESOURO; quando Salomão construiu o templo, várias salas ou câmaras foram construídas para diversos fins (I Reis 6:5), uma destas salas era usada como o lugar onde o dízimo deveria ser guardado. MANTIMENTO é comida, necessidades, tudo aquilo que é necessário para manter um local ou qualquer outra coisa.
DEVORADOR é demônio? A resposta é NÃO! No Antigo Testamento, a aliança que vigorava era uma aliança baseada na obediência. Se o povo fosse obediente às leis de Deus seriam abençoados. Essas bênçãos eram visivelmente mandadas em forma de paz, boas colheitas e prosperidade. Se fossem desobedientes, seriam amaldiçoados. Falta de paz e colheitas ruins estavam em vista aqui (Deuteronômio 28).  Em uma das ameaças de maldições em suas colheitas, que Deus manda ao povo através do profeta Joel, vemos que: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto DEVORADOR; o que deixou o DEVORADOR, comeu-o o gafanhoto destruidor.” (Joel 1. 4) Uma maldição que tinha em vista a destruição da lavoura, o DEVORADOR certamente se tratava de um tipo de gafanhoto altamente destrutivo que acabava com as plantações.
E OS FRUTOS DA VOSSA TERRA é a colheita.
Como você pode ver chega ser ridícula, a distorção feita nesse texto é só ler com atenção, resumindo, no contexto geral o dízimo é impraticável em nossos dias, mais aí vem aquele seu irmãozinho teólogo da igreja e diz: "Mas o dízimo é Bíblico...Sim, ele é Bíblico mais não é cristão e pronto, como é a circuncisão, o apedrejamento de homens e mulheres pegos em adultério, sacrifícios de animais ( holocausto) e muito mais, tudo isso é Bíblico mais não é cristão só que os espertinhos querem só o dízimo.
Então como Deus quer que eu contribua financeiramente? Qual é o padrão de contribuição financeira do cristão? É o de oferta voluntária generosa e não de um valor fixo de 10%. Leia os textos abaixo com atenção! 
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Co 9.7)
"E havia em Cesárea um homem por nome Cornélio, centurião da corte chamada italiana, Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus." (Atos 10:1-4)
"Depois de estar ausente por vários anos, vim a Jerusalém para trazer esmolas ao meu povo e apresentar ofertas." (Atos 24.17)
"Assim, achei necessário recomendar que os irmãos os visitem antes e concluam os preparativos para a contribuição que vocês prometeram. Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza."  (2 Coríntios 9.5)
"Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar." (1 Coríntios 16:1-2)
"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:14-17)
A oferta tem que ser proporcional ao que cada um tem; e Deus quer que você seja generoso ! Generoso com a sua igreja, com missões, com seus irmãos em Cristo, os assistindo em suas necessidades, com seus Pais, com os estranhos, com os que têm fome e sede, com os doentes,etc. Todos devem ofertar (repartir), repito tem que ser com proporcionalidade generosa, para a Igreja e para as pessoas individualmente; Leia o Texto Bíblico abaixo.
"Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos." (Atos 2:44-47)
Meus queridos irmãos, será que é tão difícil entender e obedecer o que a Bíblia ensina? Você é responsável pelos seus atos, responsável em ter um testemunho sem mancha e é por isso que também  você tem a obrigação de verificar como está sendo usada a sua oferta, verifique se ela está sendo usada para enriquecer pessoas ou está sendo aplicado para o progresso do EVANGELHO, não seja cúmplice de esquemas, falcatruas e pecados de seus líderes, como relatou  A.W.Pink  "Não vá a igreja apostata, nem lhe de apoio moral e financeiro, pois tu terás de dar contas a Deus por isso." Mas, se o seu Pastor é um homem honesto e um verdadeiro servo de Deus, ele é merecedor de receber dobrados honorários. (1Tm 5. 17)
Querido irmão, nunca se esqueça, que o padrão de cristianismo é o Evangelho e não o estatuto da sua Igreja ! "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? Ou procuro agradar aos homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas 1:10) 
Deus te abençoe.
 
Robson C. Ortolani | Pequeno Cristo
 
 
 
Voltar
LEIA MAIS
 
08/08/2013
Esperança para os Homossexuais - Por John MacArthur
________________________
09/08/2013
A figura do pastor profissional uma realidade de nossos dias - Por Márcio Jones
________________________
09/08/2013
Não me chamem de Bispo!!! - por John Wesley
________________________
09/08/2013
O Amor às Ovelhas ou o Dinheiro Delas? - por Richard Baxter
________________________
17/08/2013
Stand up Gospel, Uma nova forma de pregação - por Renato Vargens
________________________
19/08/2013
A Palavra Shekinah está mesmo na Bíblia? - Por Marcelo de Oliveira
________________________
21/08/2013
Crer em Deus Não é Prova de Salvação - por Jonathan Edwards
________________________
30/08/2013
Onde Estão Os Elias De Deus? - por Leonard Ravenhill
________________________
04/09/2013
Como assim, \"não toqueis no ungido do Senhor...\"?! - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
06/09/2013
Evangelho não em Palavras mas em Poder - por Robert Murray M\'Cheyne
________________________
09/09/2013
O Poder da Oração - por David Wilkerson
________________________
11/09/2013
A Coisa mais Importante no Mundo é ser Salvo - por John Piper
________________________
17/09/2013
Unção com óleo - por Zilton Alencar
________________________
20/09/2013
Uma palavra aos Jovens - por Paul Washer
________________________
21/09/2013
Dois sinais claros da autenticidade de seu cristianismo - por Jonathan Edwards
________________________
25/09/2013
A Velha e Nova Cruz - por A. W. Tozer
________________________
02/10/2013
A verdadeira fé Persevera – por Jonathan Edwards
________________________
09/10/2013
Distorcendo a Missão da Igreja - por John MacArthur
________________________
16/10/2013
10 Características de um falso Profeta - por Renato Vargens
________________________
17/10/2013
Verdades Fundamentais – por David Brainerd
________________________
17/10/2013
Como vencer as tentações - por David Wilkerson
________________________
23/10/2013
Verdadeiro Amor a Cristo! - por C. H. Spurgeon
________________________
24/10/2013
O Cajado do Peregrino - por Robert Murray M\'Cheyne
________________________
28/10/2013
7 Características de Falsos Mestres - por Thomas Brooks
________________________
30/10/2013
Em tempos de desânimo - por David Wilkerson
________________________
31/10/2013
Lutero, Bunyan, a Bíblia e o Sofrimento - por John Piper
________________________
05/11/2013
A beleza da santidade - por Arthur W. Pink
________________________
05/11/2013
Crentes Incrédulos - por Leonard Ravenhill
________________________
13/11/2013
O Coração Quebrantado - por Robert Murray McCheyne
________________________
13/11/2013
Creia na Palavra Dele - por David Wilkerson
________________________
16/11/2013
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro – por Thomas Watson
________________________
20/11/2013
O que é Santidade? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
01/12/2013
A Incapacidade de Vir a Cristo – por Robert Murray M´Cheyne
________________________
01/12/2013
Quem Dizem Que Eu Sou? – por John MacArthur
________________________
03/12/2013
Pintemos Um Noite Escura – por Paul David Washer
________________________
07/12/2013
Amor Que é Verdadeiro – por John Bunyan
________________________
07/12/2013
Aplicação do Amor a Cristo – por John Flavel
________________________
12/12/2013
Entregue à Morte - por David Wilkerson
________________________
12/12/2013
Fé Salvadora - por Arthur W. Pink
________________________
13/12/2013
Avivamento Infelizmente, ainda não. - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
16/12/2013
Importa-vos nascer de novo (João 3.7) - por Thomas Boston
________________________
19/12/2013
Lutar pela verdade é preciso - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
23/12/2013
Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo - por Paul Washer
________________________
26/12/2013
Falsos mestres não são os únicos vilões - por Paul Washer
________________________
01/01/2014
Sete dicas preciosas para um Marido fazer sua Esposa mais feliz - por Renato Vargens
________________________
04/01/2014
Por que as campanhas e correntes evangélicas são prejudiciais à fé cristã e, sobretudo, antibíblicas? - por Leonardo Dâmaso
________________________
08/01/2014
A Loucura do Evangelho ou as Loucuras dos Evangélicos? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
17/01/2014
Precisamos De Unção Nos Púlpitos E Ação Nos Bancos - por Leonard Ravenhill
________________________
24/01/2014
Uma mistura de barro, sujeira e corrupção - por Thomas Vincent
________________________
27/01/2014
Aí Então o Senhor Virá! - por David Wilkerson
________________________
04/02/2014
Geração De Davi? Ora, Não Me Faça Rir - por Zilton Alencar
________________________
11/02/2014
Como Reconhecer uma Seita? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
17/02/2014
Cachorro mordido por pastor tem medo de pastor - por Walter McAlister
________________________
21/02/2014
Cobertura espiritual, isso é bíblico? - por Thomas Magnum
________________________
23/02/2014
Pregação Chocante (Transcrita) – por Paul Washer
________________________
11/03/2014
A vida diária de um apóstolo de verdade. - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
31/03/2014
Nossos Cultos São Verdadeiros? - Por Luiz Fernando R. de Souza
________________________
21/04/2014
Como Estiver A Igreja, Assim Estará O Mundo - por Leonard Ravenhill
________________________
26/05/2014
Libertação, Vitória, Causas Impossíveis, Prosperidade Financeira, "Um culto para as minhas necessidades" - por Robson C. Ortolani
________________________
25/06/2014
Perseguidos Por Causa De Cristo? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
22/07/2014
Jovens Cristãos Contra Verdadeiro Mundanismo - Por Rafael Durand
________________________
18/08/2014
A Beleza de Cristo Mata o Orgulho e Humilha a Alma - Por Jonathan Edwards
________________________
01/09/2014
O Pequeno Rebanho dos Pequenos – por George Whitefield
________________________
22/09/2014
Então você quer pecar, certo? - por Tim Challies
________________________
25/09/2014
Preparando Meu Coração Para Aquele Dia - Por George Muller
________________________
28/10/2014
Precisamos Novamente de Homens de Deus - Por A. W. Tozer
________________________
03/11/2014
O Batismo de Crentes é o Único Batismo Bíblico e Verdadeiro! - Por C. H. Spurgeon
________________________
25/11/2014
Busque A Deus De Todo o Seu Coração - Por Bob Jennings
________________________
22/12/2014
A Santificação não é Opcional – por Martyn Lloyd-Jones
________________________
29/12/2014
Sem Nova Natureza Emoções Religiosas não são Espirituais – por Jonathan Edwards
________________________
07/01/2015
O Verdadeiro Testemunho Cristão - Por Ruy Cavalcante
________________________
19/01/2015
A Ostentação Gospel e o Estilo De Vida Proposto Por Cristo - Por Antognoni Misael
________________________
09/02/2015
A adoração em sua igreja é mais pagã do que cristã? - Por Todd Pruitt
________________________
17/03/2015
O Efeito do Pecado - Paulo Junior
________________________
15/04/2015
Seguindo a Deus de perto - A. W. Tozer
________________________
25/05/2015
A Fé Ri das Impossibilidades - por Leonard Ravenhill
________________________
17/06/2015
Apascentando Ovelhas ou Entretendo Bodes? – por Charles Spurgeon
________________________
26/06/2015
Devemos ou não expor os falsos mestres da teologia da prosperidade? - Por Joaquim de Andrade
________________________
17/07/2015
Custará Tudo a Você - por Steve Lawson
________________________
30/07/2015
A Igreja de Cristo é Uma Só - Paul David Washer
________________________
21/08/2015
Meditando sobre o céu - por Richard Baxter
________________________
07/09/2015
Arrependimento é Deixar o Pecado por - D. L. Moody
________________________
21/09/2015
Condene o Falso Ensino – por M. Lloyd-Jones
________________________
13/10/2015
Avivamento – Paulo Junior
________________________
02/11/2015
A Frieza com as Almas - por Richard Baxter
________________________
23/11/2015
Entusiasmo no Louvor não é Sinal de Conversão – por Jonathan Edwards
________________________
07/12/2015
O Entretenimento na igreja é uma lepra - por C. H. Spurgeon
________________________
21/12/2015
Cristianismo incomparável entre as religiões - por Bob Jennings
________________________
30/12/2015
O Que é Orar em Nome de Jesus? - Por John Bunyan
________________________
05/01/2016
A Diferença - Por Paris Reidhead
________________________
15/01/2016
A Maldição do Homem Moderno - Por A.W. Tozer
________________________
27/01/2016
Sexo Cristão - C. S. Lewis
________________________
19/02/2016
O que está errado com a teologia da prosperidade? – por Augustus Nicodemus
________________________
29/02/2016
A Cruz é Algo Radical - Por A. W. Tozer
________________________
08/03/2016
Me Pareço com “ELE”? – Paulo Junior
________________________
16/03/2016
A Presença Perdida de Deus - Por Martyn Lloyd Jones
________________________
21/03/2016
Trabalhadores Cristãos - Por A. W. Pink
________________________
06/04/2016
Como se conduzir na Caminhada Cristã – por Jonathan Edwards
________________________
18/04/2016
Mercado Gospel – por Paulo Junior
________________________
06/05/2016
“Eu quero ser salvo!” Então venha, não espere! - por Tim Conway
________________________
17/05/2016
Orando em Secreto - Por David Wilkerson
________________________
08/06/2016
Por que a juventude cristã é tão infantil? - por Lucas Freitas
________________________
19/06/2016
Devemos dar dízimo e ofertas ou só ofertas? - por Robson Ortolani
________________________
16/07/2016
O Louvor Liberta? - Por Antognoni Misael
________________________
03/08/2016
Quatro Razões para Buscar a Deus Apaixonadamente - Por John Piper
________________________
08/08/2016
Como Passar o Dia com Deus - por Richard Baxter
________________________
21/08/2016
A Videira e os Ramos - por Paul Washer
________________________
15/09/2016
A Igreja Evangélica Brasileira Está Crescendo…Mas, Será que Esse Crescimento é Saudável? - Paulo Junior
________________________
27/10/2016
Poder do Alto - Por Charles Finney
________________________
18/12/2016
07 Tipos de canções que não devemos cantar em nossas igrejas - por Renato Vargens
________________________
10/01/2017
Como você se sentiria se os seus Pensamentos fossem mostrados pela TV em rede nacional? - Kevin Williams
________________________
14/01/2017
Batismo ou Cristo? - por Charles Leiter
________________________
 
Ver todas



Gostou? Então compartilhe: