07/12/2013 | Como há uma fé dupla, dois tipos de boas obras, e assim por diante, de modo que também há um duplo amor a Cristo, um permanecendo ou parando em algumas paixões da mente e afeições,

Amor Que é Verdadeiro – por John Bunyan

Como há uma fé dupla, dois tipos de boas obras, e assim por diante, de modo que também há um duplo amor a Cristo, um permanecendo ou parando em algumas paixões da mente e afeições, o outro é aquele que rompe todas as dificuldades do mandamento sagrado para fazê-lo. Desses dois há menção nas Escrituras, e embora todo o amor verdadeiro comece no coração, ainda este amor é somente pouco estabelecido pelo que não chega à prática. Quantos há no mundo que parecem ter o primeiro, mas quão poucos mostram o segundo (Marcos 10:17). O jovem do Evangelho fez pela sua execução, de joelhos, chorando, perguntando e suplicante a Cristo, para mostrar-lhe o caminho para a vida, demonstra que ele tinha interiormente amor a Cristo e à sua própria salvação, mas ainda não foi um amor que era forte como a morte, cruel como a sepultura, e mais quente do que as brasas vivas de zimbro (Cantares 8:6). Era um amor que parou na mente e na afeição, mas não podia chegar à prática. Esse tipo de amor, se é ser deixado sozinho, e não pressionado para prosseguir até que ele entre em uma prática diligente do mandamento, vai amar enquanto você quiser, isto é, desde que sua boca e língua possam se mover, mas ainda assim, você não irá, por meio de todas as suas habilidades, conduzir este amor mais longe do que a boca. “Porque com a sua boca professam muito amor, mas o seu coração segue a sua avareza” (Ezequiel 33:31).
Nem pode este amor ser contado pelo o do tipo certo, porque este está no coração, porque o coração sabe como fingir sobre o amor, tanto quanto sobre outros assuntos. Isto é um amor fingido, ou o amor que finge ternas afeições por Cristo, mas não pode conceder nenhum custo para ele. Desse tipo de amor que o mundo está cheio no dia de hoje, especialmente os professos desta era, mas como eu disse, disso o Senhor Jesus faz pouca ou nenhuma conta, por que nisto tem si um defeito essencial.
Cristo e os seus servos, por isso, descrevem assim o amor que é verdadeiro e do tipo certo, isto referente a si mesmo e à igreja.
Primeiro, com referência a si mesmo. Se alguém me ama (diz Ele), guardará a minha palavra (João 14:21, 23, 24). E novamente: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E aquele que me não ama, não guarda as minhas palavras. E: “A palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” Eis que agora, onde Cristo colocou um sinal de amor, mas não é em palavras nem de língua, não em grandes e aparentemente gestos afetuosos, mas em um andar prático na lei do Senhor. Assim sendo, e somente assim, são chamados ao imaculado ao caminho. (Você sabe quem diz: “Eu sou o caminho.”) Bem-aventurado (diz, Davi) são restos em seu caminho, que andam na lei do Senhor “(Salmo 119:1 – AFC).
Mas aqui novamente o hipócrita vai nos dar o escorregar por indicar a assuntos exteriores, como a sua hortelã, endro, e do cominho, (Mateus 23:23) continua a negligenciar os assuntos de maior importância da lei, ou seja, o juízo, a misericórdia, fé, ou então para as ordenanças significativas, ainda negligenciando o fazer a todos os homens como ele gostaria que fosse feito com ele. Mas vamos compreender que Deus nunca ordenou significativas ordenanças, como o batismo, a Ceia do Senhor, ou outro semelhante, para o bem da água, ou do pão e do vinho, nem ainda porque ele toma qualquer prazer em estarmos mergulhados em água, ou comer o pão, mas eles foram ordenados para servir a nós pela aptidão dos elementos, (através de nossa sincera participação neles) aprofundar o conhecimento da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, e de nossa morte e ressurreição por ele para novidade da vida. Portanto aquele que come e não crê, e aquele que é batizado, e não está morto para o pecado, e não anda em novidade de vida, nem guarda a essas ordenanças, nem agrada a Deus. Agora, estar morto para o pecado, é estar morto para essas coisas proibidas na lei moral. Porque o pecado é a transgressão dela, e ela valerá não para me vangloriar que sou um santo e sob esta ou aquela ordenança significativa, se eu vivo na transgressão da lei (1 João 3:4). Porque eu sou condenado pela lei como um transgressor, e assim, concluo, a ser aquele que não ama a Cristo, apesar de eu fazer um barulho da minha obediência a Cristo, e da minha participação em suas ordenanças significativas. Os judeus de mais idade, fizeram um grande barulho com as suas ordenanças significativas, enquanto viveram em transgressão da lei moral, porém sua prática da ordenanças significativas não poderiam salvá-los do julgamento e desprazer de seu Deus. Eles poderiam frequentar o templo, manter suas festas, matar os seus sacrifícios, e serem poderosamente aptos sobre todas as suas coisas significativas. Mas eles adoraram ídolos, e viveram na brecha da segunda tábua da lei. Por isso Deus os expulsou da Sua presença. Ouça o que diz o profeta deles, Amós 4:4, 5: “Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos de três em três dias. E oferecei o sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai as ofertas voluntárias, publicai-as; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor DEUS.” Assim, como eu disse, o hipócrita nos oferece a descuido, pois quando ele ouve que o amor está na observância dos mandamentos de Deus, então ele entrega-se para as partes mais externas do culto, e negligencia os assuntos de maior importância, para a provocação do Deus de Israel.
Em segundo lugar, como o amor de Deus é mostrado por guardar os seus mandamentos, por isso amar o meu próximo, é a observância dos mandamentos de Deus também. “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus (em nós, tanto para com Deus com para com os homens) e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” (1 João 5:2, 3). Aquele que não guarda os mandamentos de Deus não ama nem Deus nem os homens.
Assim, então, temos de aprender a amar uns aos outros. O que guarda o mandamento de Deus, faz a seu irmão o que é certo, pois esse é o mandamento de Deus. Ele que guarda o mandamento de Deus, porventura faz a seu irmão como ele mesmo teria feito a si próprio, pois esse é o mandamento de Deus. Ele que mantém o mandamento de Deus, e não fechar o seu coração de compaixão dele, para o contrário daquilo que é o seu mandamento. Além disso, aquele que guarda o mandamento de Deus, demonstra a seu irmão o que ele deve fazer para honrar ao Cristo que ele professa acertadamente: portanto, aquele que guarda o mandamento, ama o seu irmão. Sim, a guarda do mandamento é amar os irmãos.
Mas se todo o amor, que fingimos ter uns aos outros, for julgado por este texto, quanto destes que denominamos assim, seriam encontrados reduzidos a nada? Absurdos são os nossos espíritos em todas as coisas, não podem ser guiados corretamente, apenas pela palavra e pelo Espírito de Deus, o qual, o bom Senhor concede a nós com abundância, para que possamos fazer o que é agradável à sua vista, por meio de Jesus Cristo nosso Senhor. Sim, e que pode, por eles, ser forjado som de arrependimento em nós por tudo o que nós fizemos de errado, para que não dê Jacó ao despojo, e Israel aos roubadores, por que eles pecaram contra Ele por não andar nos seus caminhos, e por não obedecerem à sua lei (Isaías 42:24).
Deixe-me acrescentar, para que Deus porventura não somente punir-nos à vista, e pela mão do ímpio, mas sim encorajá-los a dizer que foi Deus que determinou [isto] sobre eles, sim, para que eles não fizessem estes nossos pecados, os quais não temos nos arrependido, não só por sua palavra contra nós para depois de gerações, mas o argumento, um para outro, de sua justificativa para todo o mal que eles devem ser impedidos de fazer a nós, dizendo que quando os homens vos perguntarem: “por que fez o Senhor assim a esta terra (Deuteronômio 29:24, 25) que quer dizer o fogo desta tão grande ira (1 Reis 9:8; Jeremias 22:8)? Porque eles deixaram a aliança do Senhor, Deus de seus pais, e não andaram nos seus caminhos”.
 
Tradução: William Teixeira | Revisão: Camila Rebeca Almeida (Trecho de “Uma Vida Santa”)
FONTE: EternalLifeMinistries.org
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