01/12/2013 | Com essa breve pergunta Jesus Cristo confrontou Seus seguidores com a questão mais importante que jamais haviam enfrentado. Ele havia passado bastante tempo com eles e feito declarações

Quem Dizem Que Eu Sou? – por John MacArthur

Com essa breve pergunta Jesus Cristo confrontou Seus seguidores com a questão mais importante que jamais haviam enfrentado. Ele havia passado bastante tempo com eles e feito declarações ousadas sobre sua identidade e autoridade. E você… quem dizes que é Jesus? Sua resposta vai determinar não só os seus valores e estilo de vida, mas também o seu destino eterno. Considere o que a Bíblia diz sobre Ele.
JESUS É DEUS
Quando Jesus estava na terra houve muita confusão acerca de quem era Ele. Alguns pensavam que ele era um homem sábio ou um grande profeta. Outros pensavam que ele estava louco. E outros ficaram indecisos ou indiferentes. Mas Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). Isso significa que Ele alegou ser nada menos do que Deus em carne humana.
Hoje, muitas pessoas não entendem o fato de que Jesus afirmou ser Deus. Essas pessoas se contentam em pensar nele como pouco mais do que um grande mestre de moral. Mas até mesmo os seus inimigos entenderam as afirmações que Ele fez de Sua Deidade, por esta razão eles tentaram apedrejá-lo até a morte (João 5:18, 10:33) e, eventualmente o crucificicaram (João 19:07).
Um escritor chamado C. S. Lewis escreveu: “Você pode tacha-lo de louco, pode cuspir-lhe e matá-lo como a um demônio, ou tu podes cair aos Seus pés e chamar-lhe Senhor e Deus. Mas não saias com ideias absurdas sobre Ele ter sido um grande professor. Ele não deixou esta possibilidade. Esta nunca foi  Sua intenção” (Mere Christianity [Macmillan, 1952 ], pgs.40 -41).
Se as declarações bíblicas de Jesus são verdadeiras, Ele é Deus!
JESUS É SANTO
Deus é absoluta e perfeitamente Santo (Isaías 06:03), portanto, Ele não pode cometer ou aprovar o mal (Tiago 1:13).
Como Deus, Jesus possuía todos os elementos da pessoa de Deus. Colossenses 2:9 diz : “Nele habita corporalemnte toda a plenitude da Divindade.” Ele era perfeitamente santo (Hebreus 4:15). Até mesmo seus inimigos não puderam provar qualquer acusação contra Ele ( João 8:46 ).
Deus exige santidade de nós também. Primeira Pedro 1:16 diz:”Sede santos porque eu sou santo.”
JESUS É O SALVADOR
A nossa desobediência a Deus – ao não sermos santos – nos coloca em uma situação na qual nos encontramos em perigo de castigo eterno (2 Tessalonicenses 1:9). A verdade é que não podemos obedecê-Lo, porque não temos nem o desejo nem a capacidade de fazê-lo. Somos, por natureza, rebeldes contra Deus (Efésios 2:1-3) . A Bíblia chama a nossa rebelião de “pecado”.
Segundo as Escrituras, cada ser humano é culpado de pecado : “Não há homem que não peque” (1 Reis 8:46 ) . “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). E nós somos incapazes de mudar nossa condição pecaminosa. Jeremias 13:23 diz: “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas manchas? Assim também, podem vocês fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal?”
Isso não quer dizer que não somos capazes de realizar atos de bondade humana. Até podemos estar envolvidos em diversas atividades religiosas ou humanitárias. Mas somos totalmente incapazes de compreender, amar, ou agradar a Deus por nós mesmos. A Bíblia diz: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda. Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis, não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10-12).
A santidade e justiça de Deus demandam que todo pecado seja punido com a morte: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:04). Para nós, isso é difícil de entender porque nós tendemos a avaliar o pecado em uma escala relativa, pensando que alguns pecados não são tão graves quanto os outros. No entanto, a Bíblia ensina que todos os atos de pecado são o resultado de pensamentos pecaminosos e desejos perversos. Essa é a razão por que alterar apenas os nossos padrões de comportamento não pode resolver o problema com o pecado ou eliminar suas conseqüências. Necessitamos ser mudados internamente para que nossos pensamentos e desejos sejam santos.
Jesus é o único que pode perdoar e transformar e, desta maneira, livrar-nos do poder e da pena do pecado: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
Mesmo que a justiça de Deus exiga a morte para o pecado, o Seu amor providenciou um Salvador, que pagou o preço e morreu pelos pecadores: “…Cristo padeceu uma vez pelos pecadores, o justo pelos injustos, para levar-nos Deus” (1 Pedro 3:18). A morte de Cristo cumpriu o requisito de que a justiça de Deus exige e, assim tornou possível a Deus perdoar e salvar aqueles que crêem nEle (Romanos 3:26). João 3:16 diz: ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Somente Ele é o nosso grande Deus e Salvador (Tito 2:13).
JESUS É O ÚNICO OBJETO ACEITÁVEL DE FÉ SALVADORA
Algumas pessoas pensam que não importa o que alguém crê, contanto que a pessoa seja sincera. Mas, sem um objeto válido sua fé é inútil.
Se você bebe veneno – pensando que és remedio – toda a fé do mundo não vai restaurar a sua saúde. Da mesma forma, se Jesus é a única fonte de salvação, e você está confiando em alguém ou em algo mais para a sua salvação, sua fé é inútil.
Muitas pessoas acreditam que há muitos caminhos para chegar a Deus e que cada religião representa uma parte da verdade. Mas Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6) . Ele não disse que era um dos muitos caminhos legítimos para chegar a Deus, ou o caminho para Deus apenas para essa época. Ele disse que é o único caminho para Deus, desde agora e para sempre.
JESUS É O SENHOR
O pensamento contemporâneo diz que o homem é o produto da evolução. Mas a Bíblia diz que fomos criados por um Deus pessoal para ama-lO, servi-lO e desfrutar de comunhão eterna com Ele.
O Novo Testamento revela que foi o próprio Jesus foi quem criou todas as coisas (João 1:03, Colossenses 1:16). Portanto, ele também é dono e tem autoridade sobre tudo (Salmo 103:19). Isso significa que Ele tem autoridade sobre nossas vidas e que lhe devemos devoção absoluta, obediência e adoração.
Romanos 10:9 diz: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Confessar Jesus como Senhor significa submeter-se humildemente a Sua autoridade (Filipenses 2 :10 -11) . Crendo que Deus o ressuscitou dentre os mortos significa que confias no fato histórico de Sua ressurreição, o pináculo da fé cristã e na forma como o Pai afirmou a divindade e autoridade do Filho (Romanos 1:04, Atos 17 :30- 31).
A verdadeira fé é sempre acompanhada de arrependimento do pecado. O arrependimento é mais do que apenas sentir-se mal pelo pecado. É concordar com Deus que você é pecador, confessando seus pecados a Ele, e tomar uma decisão consciente de abandonar o pecado e buscar a santidade (Isaías 55:7 ). Jesus disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos ” (João 14:15) e ” Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos ” (João 8:31).
Não é o suficiente acreditar em certos fatos sobre Cristo. Mesmo Satanás e seus demônios crêem no verdadeiro Deus ( Tiago 2:19 ), mas não o amam e nem o obedecem. Sua fé não é genuína. A verdadeira fé salvadora sempre responde com obediência (Efésios 2:10).
Jesus é o Senhor soberano. Quando o obedeces estás reconhecendo o Seu senhorio e estás se submetendo à Sua autoridade. Isso não significa que a sua obediência será sempre perfeita, mas que é o seu objetivo. Não há nenhuma área de sua vida que recuses entregar-Lhe.
JESUS É O JUIZ
Todos os que rejeitarem a Jesus como Senhor e Salvador um dia o enfrentarão como seu Juiz: “Mas Deus… agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (Atos 17:30-31).
A segunda carta aos Tessalonicenses 1:7-9 diz: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder”.
COMO RESPONDERÁS?
Quem  a Bíblia diz que Jesus é? O Deus vivo, o Santo, o Salvador, o único objeto válido da fé salvadora, o Senhor Soberano e Justo Juiz.
Quem dizes tu que Jesus é? Essa é a pergunta inescapável. Somente Ele pode redimir-te — livrar-te do poder e do salário de seus pecados. Somente Ele pode transformar-te, restaurar-te para que tenhas comunhão com Deus, e dar à tua vida propósito eterno. Te arrependerás e crerás em Jesus Cristo como teu Senhor e Salvador?
 
Traduzido do espanhol por William Teixeira | Revisão: Camila Rebeca
FONTE: IglesiaReformada.com
Voltar
LEIA MAIS
 
08/08/2013
Esperança para os Homossexuais - Por John MacArthur
________________________
09/08/2013
A figura do pastor profissional uma realidade de nossos dias - Por Márcio Jones
________________________
09/08/2013
Não me chamem de Bispo!!! - por John Wesley
________________________
09/08/2013
O Amor às Ovelhas ou o Dinheiro Delas? - por Richard Baxter
________________________
17/08/2013
Stand up Gospel, Uma nova forma de pregação - por Renato Vargens
________________________
19/08/2013
A Palavra Shekinah está mesmo na Bíblia? - Por Marcelo de Oliveira
________________________
21/08/2013
Crer em Deus Não é Prova de Salvação - por Jonathan Edwards
________________________
30/08/2013
Onde Estão Os Elias De Deus? - por Leonard Ravenhill
________________________
04/09/2013
Como assim, \"não toqueis no ungido do Senhor...\"?! - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
06/09/2013
Evangelho não em Palavras mas em Poder - por Robert Murray M\'Cheyne
________________________
09/09/2013
O Poder da Oração - por David Wilkerson
________________________
11/09/2013
A Coisa mais Importante no Mundo é ser Salvo - por John Piper
________________________
17/09/2013
Unção com óleo - por Zilton Alencar
________________________
20/09/2013
Uma palavra aos Jovens - por Paul Washer
________________________
21/09/2013
Dois sinais claros da autenticidade de seu cristianismo - por Jonathan Edwards
________________________
25/09/2013
A Velha e Nova Cruz - por A. W. Tozer
________________________
02/10/2013
A verdadeira fé Persevera – por Jonathan Edwards
________________________
09/10/2013
Distorcendo a Missão da Igreja - por John MacArthur
________________________
16/10/2013
10 Características de um falso Profeta - por Renato Vargens
________________________
17/10/2013
Verdades Fundamentais – por David Brainerd
________________________
17/10/2013
Como vencer as tentações - por David Wilkerson
________________________
23/10/2013
Verdadeiro Amor a Cristo! - por C. H. Spurgeon
________________________
24/10/2013
O Cajado do Peregrino - por Robert Murray M\'Cheyne
________________________
28/10/2013
7 Características de Falsos Mestres - por Thomas Brooks
________________________
30/10/2013
Em tempos de desânimo - por David Wilkerson
________________________
31/10/2013
Lutero, Bunyan, a Bíblia e o Sofrimento - por John Piper
________________________
05/11/2013
A beleza da santidade - por Arthur W. Pink
________________________
05/11/2013
Crentes Incrédulos - por Leonard Ravenhill
________________________
13/11/2013
O Coração Quebrantado - por Robert Murray McCheyne
________________________
13/11/2013
Creia na Palavra Dele - por David Wilkerson
________________________
16/11/2013
Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro – por Thomas Watson
________________________
20/11/2013
O que é Santidade? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
01/12/2013
A Incapacidade de Vir a Cristo – por Robert Murray M´Cheyne
________________________
01/12/2013
Quem Dizem Que Eu Sou? – por John MacArthur
________________________
03/12/2013
Pintemos Um Noite Escura – por Paul David Washer
________________________
07/12/2013
Amor Que é Verdadeiro – por John Bunyan
________________________
07/12/2013
Aplicação do Amor a Cristo – por John Flavel
________________________
12/12/2013
Entregue à Morte - por David Wilkerson
________________________
12/12/2013
Fé Salvadora - por Arthur W. Pink
________________________
13/12/2013
Avivamento Infelizmente, ainda não. - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
16/12/2013
Importa-vos nascer de novo (João 3.7) - por Thomas Boston
________________________
19/12/2013
Lutar pela verdade é preciso - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
23/12/2013
Não Conhecemos o Evangelho de Jesus Cristo - por Paul Washer
________________________
26/12/2013
Falsos mestres não são os únicos vilões - por Paul Washer
________________________
01/01/2014
Sete dicas preciosas para um Marido fazer sua Esposa mais feliz - por Renato Vargens
________________________
04/01/2014
Por que as campanhas e correntes evangélicas são prejudiciais à fé cristã e, sobretudo, antibíblicas? - por Leonardo Dâmaso
________________________
08/01/2014
A Loucura do Evangelho ou as Loucuras dos Evangélicos? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
17/01/2014
Precisamos De Unção Nos Púlpitos E Ação Nos Bancos - por Leonard Ravenhill
________________________
24/01/2014
Uma mistura de barro, sujeira e corrupção - por Thomas Vincent
________________________
27/01/2014
Aí Então o Senhor Virá! - por David Wilkerson
________________________
04/02/2014
Geração De Davi? Ora, Não Me Faça Rir - por Zilton Alencar
________________________
11/02/2014
Como Reconhecer uma Seita? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
17/02/2014
Cachorro mordido por pastor tem medo de pastor - por Walter McAlister
________________________
21/02/2014
Cobertura espiritual, isso é bíblico? - por Thomas Magnum
________________________
23/02/2014
Pregação Chocante (Transcrita) – por Paul Washer
________________________
11/03/2014
A vida diária de um apóstolo de verdade. - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
31/03/2014
Nossos Cultos São Verdadeiros? - Por Luiz Fernando R. de Souza
________________________
21/04/2014
Como Estiver A Igreja, Assim Estará O Mundo - por Leonard Ravenhill
________________________
26/05/2014
Libertação, Vitória, Causas Impossíveis, Prosperidade Financeira, "Um culto para as minhas necessidades" - por Robson C. Ortolani
________________________
25/06/2014
Perseguidos Por Causa De Cristo? - por Augustus Nicodemus Lopes
________________________
22/07/2014
Jovens Cristãos Contra Verdadeiro Mundanismo - Por Rafael Durand
________________________
18/08/2014
A Beleza de Cristo Mata o Orgulho e Humilha a Alma - Por Jonathan Edwards
________________________
01/09/2014
O Pequeno Rebanho dos Pequenos – por George Whitefield
________________________
22/09/2014
Então você quer pecar, certo? - por Tim Challies
________________________
25/09/2014
Preparando Meu Coração Para Aquele Dia - Por George Muller
________________________
28/10/2014
Precisamos Novamente de Homens de Deus - Por A. W. Tozer
________________________
03/11/2014
O Batismo de Crentes é o Único Batismo Bíblico e Verdadeiro! - Por C. H. Spurgeon
________________________
25/11/2014
Busque A Deus De Todo o Seu Coração - Por Bob Jennings
________________________
22/12/2014
A Santificação não é Opcional – por Martyn Lloyd-Jones
________________________
29/12/2014
Sem Nova Natureza Emoções Religiosas não são Espirituais – por Jonathan Edwards
________________________
07/01/2015
O Verdadeiro Testemunho Cristão - Por Ruy Cavalcante
________________________
19/01/2015
A Ostentação Gospel e o Estilo De Vida Proposto Por Cristo - Por Antognoni Misael
________________________
09/02/2015
A adoração em sua igreja é mais pagã do que cristã? - Por Todd Pruitt
________________________
17/03/2015
O Efeito do Pecado - Paulo Junior
________________________
15/04/2015
Seguindo a Deus de perto - A. W. Tozer
________________________
25/05/2015
A Fé Ri das Impossibilidades - por Leonard Ravenhill
________________________
17/06/2015
Apascentando Ovelhas ou Entretendo Bodes? – por Charles Spurgeon
________________________
26/06/2015
Devemos ou não expor os falsos mestres da teologia da prosperidade? - Por Joaquim de Andrade
________________________
17/07/2015
Custará Tudo a Você - por Steve Lawson
________________________
30/07/2015
A Igreja de Cristo é Uma Só - Paul David Washer
________________________
21/08/2015
Meditando sobre o céu - por Richard Baxter
________________________
07/09/2015
Arrependimento é Deixar o Pecado por - D. L. Moody
________________________
21/09/2015
Condene o Falso Ensino – por M. Lloyd-Jones
________________________
13/10/2015
Avivamento – Paulo Junior
________________________
02/11/2015
A Frieza com as Almas - por Richard Baxter
________________________
23/11/2015
Entusiasmo no Louvor não é Sinal de Conversão – por Jonathan Edwards
________________________
07/12/2015
O Entretenimento na igreja é uma lepra - por C. H. Spurgeon
________________________
21/12/2015
Cristianismo incomparável entre as religiões - por Bob Jennings
________________________
30/12/2015
O Que é Orar em Nome de Jesus? - Por John Bunyan
________________________
05/01/2016
A Diferença - Por Paris Reidhead
________________________
15/01/2016
A Maldição do Homem Moderno - Por A.W. Tozer
________________________
27/01/2016
Sexo Cristão - C. S. Lewis
________________________
19/02/2016
O que está errado com a teologia da prosperidade? – por Augustus Nicodemus
________________________
29/02/2016
A Cruz é Algo Radical - Por A. W. Tozer
________________________
08/03/2016
Me Pareço com “ELE”? – Paulo Junior
________________________
16/03/2016
A Presença Perdida de Deus - Por Martyn Lloyd Jones
________________________
21/03/2016
Trabalhadores Cristãos - Por A. W. Pink
________________________
06/04/2016
Como se conduzir na Caminhada Cristã – por Jonathan Edwards
________________________
18/04/2016
Mercado Gospel – por Paulo Junior
________________________
06/05/2016
“Eu quero ser salvo!” Então venha, não espere! - por Tim Conway
________________________
17/05/2016
Orando em Secreto - Por David Wilkerson
________________________
08/06/2016
Por que a juventude cristã é tão infantil? - por Lucas Freitas
________________________
19/06/2016
Devemos dar dízimo e ofertas ou só ofertas? - por Robson Ortolani
________________________
16/07/2016
O Louvor Liberta? - Por Antognoni Misael
________________________
03/08/2016
Quatro Razões para Buscar a Deus Apaixonadamente - Por John Piper
________________________
08/08/2016
Como Passar o Dia com Deus - por Richard Baxter
________________________
21/08/2016
A Videira e os Ramos - por Paul Washer
________________________
15/09/2016
A Igreja Evangélica Brasileira Está Crescendo…Mas, Será que Esse Crescimento é Saudável? - Paulo Junior
________________________
27/10/2016
Poder do Alto - Por Charles Finney
________________________
18/12/2016
07 Tipos de canções que não devemos cantar em nossas igrejas - por Renato Vargens
________________________
10/01/2017
Como você se sentiria se os seus Pensamentos fossem mostrados pela TV em rede nacional? - Kevin Williams
________________________
14/01/2017
Batismo ou Cristo? - por Charles Leiter
________________________
 
Ver todas



Gostou? Então compartilhe: